Jornalista apaixonado por tecnologia, online desde 1987

 

Quando a Internet comercial foi liberada no Brasil em dezembro de 1994, já escrevia sobre ela na Folha de S.Paulo. Não é de se estranhar que eu tenha idealizado e publicado a FolhaWeb, primeiro site do jornal, em 9 de julho de 1995.

 

 

 

Desde então, participo dessa evolução como executivo e pesquisador, analisando as mudanças que os meios digitais produzem em empresas e pessoas. Hoje ajudo companhias a tirar o máximo de suas operações online e formo profissionais críticos e antenados para enfrentar os desafios de um mercado incrivelmente dinâmico. Por isso, fui eleito o sétimo brasileiro mais influente no LinkedIn, segundo o prêmio LinkedIn Top Voices.

Também sou professor de mídia digitais de cursos de pós-graduação do Mackenzie, da PUC-SP, da Metodista, do Senac e do Istituto Europeo di Design.

Turma da pós de 'Redes sociais, comunicação e mobilidade' da PUC-SP  Turma da pós de 'Gestão de marketing' do Mackenzie

Conheça e inscreva-se nos cursos onde atuo nas universidades no momento:

Marketing e Comunicação Integrada
(432 horas)
Disciplina:
Gestão do relacionamento com o cliente

 


Marketing digital e e-commerce
(366 horas)
Disciplina:
Gestão de conteúdo e branded content

Comunicação digital: muito além do óbvio
(30 horas)
Responsável por todo o curso

Marketing digital de excelência
(30 horas)
Responsável por todo o curso

Redes sociais, colaboração e mobilidade
(48 horas)
Disciplinas:
Panorama no mercado tecnológico e tendências
Marketing de conteúdo e inbound marketing

Gestão de Conteúdo em Comunicação – Jornalismo
(360 horas)
Disciplinas:
O impacto das tecnologias digitais na comunicação
Linguagem jornalística multimídia nas mídias digitais

Comunicação Empresarial À Distância
(360 horas)
Disciplina:
Comunicação participação e interatividade

 

Jornalista pela Universidade Metodista, especializei-me na criação de conteúdo online pela mesma universidade e fiz meu MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração. Em 24 anos de carreira, trabalhei como gerente de produtos digitais em algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo:

 

Sou autor do blog O Macaco Elétrico, que discute temas ligados a jornalismo, educação, tecnologia e tendências socioculturais. No ar desde 2009,
já teve mais de 500 mil visualizações no seu endereço principal (aqui mesmo 😉 ) e nos “espelhos” no Estadão e no LinkedIn, além de seu canal no YouTube.

Por isso, participo ativamente das redes sociais, tendo construído uma grande reputação no meio digital. Confira os depoimentos abaixo:

 

 

"Um dos artigos mais legais publicados até agora no LinkedIn. Valeu, meu caro. Escreva mais!"

"Paulo não é apenas um verdadeiro expert na área de Internet: ele é também agente de mudança e multiplicador de conhecimento. Capaz de assumir responsabilidade plena pelo andamento dos projetos sob sua condução, ele põe as mãos na massa e faz as coisas acontecer."

"Valeu a noite no @DanteDigital, 100anos CDanteA.com @editacuja @delanecogo @G4C @gilsonschwartz @paulosilvestre @AlvaroGRod @mLearning"

"Como bem disse o professor: a inovação não obrigatoriamente é a invenção da roda, e sim a sua melhora. E ainda assim, interesses defasados e clássicos tentam engolir ou omitir o novo. Cenas dos próximos capítulos."

"Paulo, excelente texto! Você fez um gancho inteligente com situações que estão acontecendo no momento. O tema me encanta. Há um bom tempo venho me dedicando a estudá-lo e entendê-lo. Claro, não dá para não ficarmos indignados!!! É bom ouvir e ler a opinião masculina sobre esse tema tão 'nervoso' Parabéns!"

"Muito bom! Inovação e uma nova forma de pensar o consumo."

"Paulo, parabéns pelo tema abordado. Que Deus continue a iluminar o teu caminho para despertar no mundo mais amor ao próximo, independentemente do sexo ou qualquer discriminação."

"Muito boa a aula. Saí cheio de ideias e pensamentos."

"Achei fantásticas suas ponderações, algumas pessoas em diversos segmentos parecem temer mudanças com medo de perder o que tem. Continue dando sua contribuição para ajudar a abrir algumas cabeças. Grato."

"Excelente palestra ontem do @paulosilvestre na PUC-SP. Uma pena que poucos alunos de @tmdpuc apareceram. Perderam :)"

"O Paulo tem uma visão de mercado digital privilegiada. Pôde vivenciar o auge da mídia convencional e o desenvolvimento de novas formas de comunicação e relacionamento que a web proporcionou."

"Olá Paulo Fernando Silvestre. Que texto, hein? Parabéns por já ter visto o ontem, o hoje e, principalmente, o amanhã."

"mesa #eradigital www.sakuda.com com @lent-Olgivy, @marciookabe-Konfide @paulosilvestre-OESP, H.Matsuda-Performa, @luizsakuda-FEI"


 

Também possuo artigos em publicações de alto nível, e já foi personagem e fonte em diferentes veículos.

Quer saber ainda mais? Visite o meu perfil no LinkedIn!