Jornalista apaixonado por tecnologia, online desde 1987

Quando a Internet comercial foi liberada no Brasil em dezembro de 1994, já escrevia sobre ela na Folha de S.Paulo. Não é de se estranhar que eu tenha idealizado e publicado a FolhaWeb, primeiro site do jornal, em 9 de julho de 1995.

Desde então, participo dessa evolução como executivo e pesquisador, analisando as mudanças que os meios digitais produzem em empresas e pessoas. Hoje ajudo companhias a tirar o máximo de suas operações online e formo profissionais críticos e antenados para enfrentar os desafios de um mercado incrivelmente dinâmico.

Sou consultor e palestrante de mídia, transformação e cultura digital, e professor de cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da ESPM, da PUC de São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e da Digital House.

Jornalista apaixonado por tecnologia, estou online desde 1987 e trabalho com jornalismo digital desde 1995, quando criei a FolhaWeb. Possuo extensa e refinada experiência executiva, tendo integrado o grupo pioneiro do UOL (Universo Online) e ajudado a trazer a AOL (America Online) ao Brasil em 1999, onde fui gerente de produtos. Fui gerente de produtos digitais na Editora Abril e no Estadão. Criei e dirigi a unidade de negócios de conteúdo didático digital da Editora Saraiva, participei da criação de aplicativos editoriais da Microsoft Brasil e fui gerente de e-commerce da Samsung.

Em dezembro de 2016, fui eleito um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn, pelo prêmio LinkedIn Top Voices. Nessa rede, já possuo mais de 750 mil seguidores, sendo um dos brasileiros com mais “fãs” na plataforma.

Sou jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Possuo MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Turma da pós de 'Redes sociais, comunicação e mobilidade' da PUC-SP  Turma da pós de 'Gestão de marketing' do Mackenzie

Conheça e inscreva-se nos cursos onde atuo nas universidades no momento:

Especialização em Marketing e Comunicação Integrada
(432 horas)
Disciplina:
Gestão do relacionamento com o cliente

Especialização em Marketing Digital
(432 horas)
Disciplina:
Tendências em Comunicação Digital

Extensão em Customer Experience
(30 horas)
Responsável por todo o curso

Extensão em Comunicação digital: muito além do óbvio
(30 horas)
Responsável por todo o curso

Extensão em Marketing digital de excelência
(30 horas)
Responsável por todo o curso

Especialização em Gestão de Conteúdo em Comunicação – Jornalismo
(360 horas)
Disciplinas:
O impacto das tecnologias digitais na comunicação
Linguagem jornalística multimídia nas mídias digitais

Especialização em Comunicação Empresarial À Distância
(360 horas)
Disciplina:
Comunicação participação e interatividade

Sou autor do blog O Macaco Elétrico, que discute temas ligados a jornalismo, educação, tecnologia e tendências socioculturais. No ar desde 2009,
já teve mais de 500 mil visualizações no seu endereço principal (aqui mesmo 😉 ) e nos “espelhos” no Estadão e no LinkedIn, além de seu canal no YouTube.

Por isso, participo ativamente das redes sociais, tendo construído uma grande reputação no meio digital. Confira os depoimentos abaixo:

"Um dos artigos mais legais publicados até agora no LinkedIn. Valeu, meu caro. Escreva mais!"

"Paulo não é apenas um verdadeiro expert na área de Internet: ele é também agente de mudança e multiplicador de conhecimento. Capaz de assumir responsabilidade plena pelo andamento dos projetos sob sua condução, ele põe as mãos na massa e faz as coisas acontecer."

"Valeu a noite no @DanteDigital, 100anos CDanteA.com @editacuja @delanecogo @G4C @gilsonschwartz @paulosilvestre @AlvaroGRod @mLearning"

"Como bem disse o professor: a inovação não obrigatoriamente é a invenção da roda, e sim a sua melhora. E ainda assim, interesses defasados e clássicos tentam engolir ou omitir o novo. Cenas dos próximos capítulos."

"Paulo, excelente texto! Você fez um gancho inteligente com situações que estão acontecendo no momento. O tema me encanta. Há um bom tempo venho me dedicando a estudá-lo e entendê-lo. Claro, não dá para não ficarmos indignados!!! É bom ouvir e ler a opinião masculina sobre esse tema tão 'nervoso' Parabéns!"

"Muito bom! Inovação e uma nova forma de pensar o consumo."

"Paulo, parabéns pelo tema abordado. Que Deus continue a iluminar o teu caminho para despertar no mundo mais amor ao próximo, independentemente do sexo ou qualquer discriminação."

"Muito boa a aula. Saí cheio de ideias e pensamentos."

"Achei fantásticas suas ponderações, algumas pessoas em diversos segmentos parecem temer mudanças com medo de perder o que tem. Continue dando sua contribuição para ajudar a abrir algumas cabeças. Grato."

"Excelente palestra ontem do @paulosilvestre na PUC-SP. Uma pena que poucos alunos de @tmdpuc apareceram. Perderam :)"

"O Paulo tem uma visão de mercado digital privilegiada. Pôde vivenciar o auge da mídia convencional e o desenvolvimento de novas formas de comunicação e relacionamento que a web proporcionou."

"Olá Paulo Fernando Silvestre. Que texto, hein? Parabéns por já ter visto o ontem, o hoje e, principalmente, o amanhã."

"mesa #eradigital www.sakuda.com com @lent-Olgivy, @marciookabe-Konfide @paulosilvestre-OESP, H.Matsuda-Performa, @luizsakuda-FEI"


Também possuo artigos em publicações de alto nível, e já foi personagem e fonte em diferentes veículos.

Quer saber ainda mais? Visite o meu perfil no LinkedIn!