Jornalista apaixonado por tecnologia, online desde 1987
Quando a Internet comercial foi liberada no Brasil em dezembro de 1994, já escrevia sobre ela na Folha de S.Paulo. Não é de se estranhar que eu tenha idealizado e publicado a FolhaWeb, primeiro site do jornal, em 9 de julho de 1995.
Desde então, participo dessa evolução como executivo e pesquisador, analisando as mudanças que os meios digitais produzem em empresas e pessoas. Hoje ajudo companhias a tirar o máximo de suas operações online e formo profissionais críticos e antenados para enfrentar os desafios de um mercado incrivelmente dinâmico.
Sou consultor e palestrante de mídia, transformação e cultura digital, e professor de cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da ESPM, da PUC de São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e da Digital House.
Jornalista apaixonado por tecnologia, estou online desde 1987 e trabalho com jornalismo digital desde 1995, quando criei a FolhaWeb. Possuo extensa e refinada experiência executiva, tendo integrado o grupo pioneiro do UOL (Universo Online) e ajudado a trazer a AOL (America Online) ao Brasil em 1999, onde fui gerente de produtos. Fui gerente de produtos digitais na Editora Abril e no Estadão. Criei e dirigi a unidade de negócios de conteúdo didático digital da Editora Saraiva, participei da criação de aplicativos editoriais da Microsoft Brasil e fui gerente de e-commerce da Samsung.
Em dezembro de 2016, fui eleito um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn, pelo prêmio LinkedIn Top Voices. Nessa rede, já possuo mais de 750 mil seguidores, sendo um dos brasileiros com mais “fãs” na plataforma.
Sou jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Possuo MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Conheça e inscreva-se nos cursos onde atuo nas universidades no momento:
Especialização em Marketing e Comunicação Integrada
(432 horas)
Disciplina:
Gestão do relacionamento com o cliente
Especialização em Marketing Digital
(432 horas)
Disciplina:
Tendências em Comunicação Digital
Extensão em Customer Experience
(30 horas)
Responsável por todo o curso
Extensão em Comunicação digital: muito além do óbvio
(30 horas)
Responsável por todo o curso
Extensão em Marketing digital de excelência
(30 horas)
Responsável por todo o curso
Especialização em Gestão de Conteúdo em Comunicação – Jornalismo
(360 horas)
Disciplinas:
O impacto das tecnologias digitais na comunicação
Linguagem jornalística multimídia nas mídias digitais
Especialização em Comunicação Empresarial À Distância
(360 horas)
Disciplina:
Comunicação participação e interatividade
Sou autor do blog O Macaco Elétrico, que discute temas ligados a jornalismo, educação, tecnologia e tendências socioculturais. No ar desde 2009,
já teve mais de 500 mil visualizações no seu endereço principal (aqui mesmo 😉 ) e nos “espelhos” no Estadão e no LinkedIn, além de seu canal no YouTube.
Por isso, participo ativamente das redes sociais, tendo construído uma grande reputação no meio digital. Confira os depoimentos abaixo:
Também possuo artigos em publicações de alto nível, e já foi personagem e fonte em diferentes veículos.