A inteligência artificial atingiu o mundo dos negócios como um tsunami. Apesar de pesquisas na área existirem há décadas e de a tecnologia já estar presente em aplicações comerciais e até pessoais há muitos anos, nos últimos seis meses ela ganhou uma visibilidade gigantesca, desde que o ChatGPT colocou nas mãos do cidadão comum a sensação de que ele agora “controla a IA”.
Seja isso real ou uma impressão superestimada, o fato é que o poder da inteligência artificial está dobrando a cada três meses, e isso não pode ser ignorado. Quando pensamos no mundo dos negócios, começa a ficar realmente difícil uma empresa permanecer relevante no mercado quando seus concorrentes adotam ferramentas profissionais com IA.
Fazendo uma analogia, é como se um profissional buscasse emprego hoje sem saber usar a Internet ou um smartphone. Por mais experiente e qualificado em outras áreas que fosse, não teria chance de ser contratado, porque seus pontos fortes seriam facilmente suplantados por outros candidatos que dominassem essas tecnologias disruptivas em nossas vidas.
- Assine gratuitamente minha newsletter sobre experiência do cliente, mídia cultura e transformação digital
- Inscreva-se no meu podcast (escolha a plataforma): Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts ou Soundcloud
Isso não significa que os gestores devem ir para a IA em desabalada carreira. Como toda ferramenta, ela pode trazer ganhos apreciáveis, mas, para isso, precisa ser bem usada. E quanto mais poderosa for essa tecnologia, maiores serão os benefícios que trará, mas também maiores são os riscos de algo dar muito errado.
A boa notícia é que não precisamos reinventar a roda. Foi-se o tempo em que tecnologias assim ficavam no campo da ficção científica, ou custavam tão caro que apenas grandes corporações podiam bancar seus benefícios. Graças a seu desenvolvimento exponencial e à combinação com outras tecnologias, como a computação na nuvem, a inteligência artificial pode hoje beneficiar mesmo pequenos negócios. Há até soluções gratuitas para quem está começando.
Falei sobre isso e muito mais com Marcela Vairo, diretora de Automação, Dados e IA da IBM, no AI Forum 2023, que aconteceu em São Paulo nesta quarta. A conversa traz dicas valiosas para quem deseja entender melhor a inteligência artificial e como ela impacta seus negócios e sua carreira e pode ser encontrada na íntegra no víeo abaixo: