“Tour virtual” reduz custos e melhora documentação de obras

By 31 de março de 2023 Tecnologia No Comments
Profissional captura imagens de obras para a plataforma da Construct IN, usando capacete com câmera 360º - Foto: divulgação

Um dos grandes desafios de uma obra é garantir que o projeto esteja sendo cumprido adequadamente, identificando qualquer erro o quanto antes. Isso evita retrabalho e aditivos, que podem elevar consideravelmente o tempo e os custos totais do empreendimento. Agora a tecnologia digital pode facilitar e baratear essa verificação.

Tradicionalmente ela é feita com um engenheiro no próprio local. As despesas com essa ação crescem exponencialmente com a distância da obra, que pode estar até em outro Estado. Pensando nisso, a startup gaúcha Construct IN criou um sistema que oferece fazer isso remotamente, a partir de um “tour virtual” no canteiro, potencializado com ferramentas de gestão, documentação e inteligência artificial.

Ele lembra muito o serviço Google Street View, que permite que se “navegue” por ruas e o interior de estabelecimentos a partir de fotos capturadas em todas as direções previamente. No caso da Construct IN, as imagens da obra são coletadas por uma pessoa que caminha por todo o canteiro usando um capacete com uma câmera 360º na parte superior. As fotos tiradas automaticamente são enviadas ao seu celular, que as carrega para o servidor da empresa, onde são “unidas” para criar a sensação de se estar andando pela obra, com a possibilidade de se olhar para qualquer lado.

Essa junção é feita por inteligência artificial, que também se encarrega de borrar os rostos de quem for eventualmente fotografado, para preservar sua privacidade. O sistema também identifica falhas de segurança, como alguém não estar usando o capacete, emitindo um alerta automaticamente.

Uma diferença em relação ao Street View é que a Construct IN permite comparar diferenças nas imagens captadas em diferentes momentos, algo desnecessário no primeiro, mas muito relevante no segundo caso. “Com a tecnologia, é possível acessar o histórico de todos os ambientes da obra, e observar o andamento do dia a dia, comparando o avanço diariamente ou semanalmente”, explica Tales Silva, CEO da start up. “Isso traz maior segurança, agilidade e transparência em todo o processo de gestão das obras”. Não há limites de capturas, podendo ser feitas até mais de uma vez por dia.

 

Plataforma permite comparar imagens das obras com projetos na BIM (Modelagem de Informação da Construção) – Imagem: reprodução

Plataforma permite comparar imagens das obras com projetos na BIM (Modelagem de Informação da Construção) – Imagem: reprodução

 

A navegação acontece por qualquer navegador na Web, dispensando a instalação de programas. Além de permitir “caminhar pela obra”, que pode estar em qualquer lugar do mundo, a plataforma oferece diversos serviços adicionais, como, por exemplo, fazer medidas com precisão, como se estivesse no local. Também é possível adicionar notas para outros usuários sobre as imagens. O sistema ainda “conversa” com plataformas de BIM (Modelagem de Informação da Construção), permitindo comparar, lado a lado, imagens imersivas da obra com a navegação tridimensional dessas ferramentas de projeto.

Para o fim do ano, a empresa promete uma nova camada de inteligência artificial. A partir de reconhecimento de imagens, ela indicará automaticamente quais os avanços foram feitos em diversos aspectos da obra, como alvenaria, forro, piso e contrapiso, entregando indicadores gerais do andamento de cada pavimento. Isso tornará o gerenciamento da obra ainda mais eficiente e rápido.

A maioria dos clientes da Construct IN é formada por redes de varejistas, que costumam ter equipes reduzidas de engenharia. Por isso, a habilidade de acompanhar as obras remotamente fica muito importante para essas empresas.

É o caso da cadeia de pet shops Petz, cuja sede fica em São Paulo, mas que possui obras de lojas em diversos Estados brasileiros. Elas são realizadas por construtoras e empreiteiros locais e acompanhadas remotamente. Com isso, as visitas presenciais da equipe aos canteiros podem ser feitas a cada 20 dias apenas.

Por se tratar de obras rápidas, com até 90 dias de duração, uma demora de uma semana para identificar alguma falha pode ter impacto considerável no resultado. “Os registros remotos permitem comparar, quase em tempo real, a execução com o projeto, verificar se a obra está no cronograma e fazer checklists à distância”, explica André Ortega, gerente de obras da Petz.

A Construct IN possui hoje 130 clientes, com mais de 700 obras em andamento na plataforma. No ano passado, isso representou 1,5 milhão de imagens capturadas. A estimativa da empresa é que, em 2023, esse número chegue a 3 milhões.